quarta-feira, 25 de maio de 2011

Da superioridade humana...



É que tem gente que não se contenta em simplesmente estar no topo da cadeia alimentar nem de ser parte de uma das espécies mais versáteis em termos de adaptação ao ambiente. Alie-se isso ao medo da morte ter feito com que criássemos uma idéia de transcendência e "plim!", deu-se a sensação de sermos mais que animais. A morte não podia ser o fim.
.
No final, essa idéia de transcendência é que acaba fazendo com que criemos mundos imateriais no pós morte para abrigar os que já se foram, já que não os vemos mais aqui e, se vamos a esses mundos, algo "deve" desprender-se de nós pela hora da morte, algo que pode vir a influenciar os vivos dando mostras de sua existência no além, ou libertar-se para jamais termos notícias novamente. O processo de criação de conceitos como alma, espíritos, deuses, anjos, demônios e esse "algo a mais"em relação aos demais seres vivos seria então um resultado dessa necessidade de transcender para não morrer.
.
Mas o interessante é que o universo existe porque alguém percebe essa existência. E se essa percepção depender de uma consciência, tudo deve ter algum grau de consciência que permita a interação com outras partes desse universo desde as mais ínfimas partículas até os confins do universo conhecido, emprestando existência a essas partes. E se for assim, a morte acaba sendo o fim de uma individualidade, humana no caso de estarmos falando de humanos, e não o fim da consciência que continuará existindo em toda parte. As implicações disso resultam numa explicação simples para o que acontece "no além". Nada sobrenatural, nada estranho demais... só a continuidade da existência em outras formas físicas, desde partículas até...
.
"Iluminados" já chegaram a conclusão semelhante ao afirmarem que todos somos UM, ou que todos "são" EU (já que existe um eu em cada coisa...), ou que existe uma vida eterna. O problema é que vinha sendo difícil explicar isso sem tantos conceitos que conhecemos agora e de que forma a inter relação de tudo com tudo se dá. Isso porque não sou eu ou você que vamos experimentar essa "ligação". Mas o tecido da existência, a matéria de que somos compostos, átomos e partículas interagindo e criando tudo a partir de uma mesma origem.
.
É assim que pela falta de termos melhores, já se falou em todos irmãos, irmão Sol, irmã Lua, irmã terra, animais irmãos... ou na unidade do todo, unicidade... E quem vê a si mesmo como superior aos demais seres e partes disso tudo ainda não entendeu a abrangência da coisa toda e contenta-se com pouco de quase nada, ou só com a supervalorização dos humanos com base na crença de sermos especiais por sermos "a imagem e semelhança do criador". Mas o "buraco é bem mais embaixo"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário